Você já sabe que diferentemente dos isolantes, nos condutores existem muitos elétrons que podem se mover livremente. Além disso, em condições normais os materiais são eletricamente neutros. Ou seja, a quantidade total de prótons e elétrons é a mesma. O que acontece quando duas peças condutoras são colocadas em contato? Eles passam a formar uma única peça condutora. Se uma das peças estiver carregada, ou as duas, o que vai ocorrer é a redistribuição de cargas entre as peças, de modo que a quantidade total de carga permaneça a mesma. Isso é o que se chama de conservação da carga.
Essa ilustração, adaptada da Texas Gateway1, é ótima para explicar o fenômeno. A transferência de carga depende das dimensões dos materiais, mas, para simplificar, vamos considerar que as esferas têm as mesmas dimensões.
No primeiro caso, uma esfera tem 100 elétrons, enquanto a outra tem 50 elétrons. Portanto, no final do processo as duas esferas deverão conter no total 150 elétrons. Durante o contato, a primeira esfera fornece 25 elétrons para se- gunda. Quando todos os elétrons se distribuírem nas duas esferas, teremos o equilíbrio eletrostático, com os elétrons ocupando as duas superfícies. Quando as esferas forem separadas, cada uma ficará com 75 elétrons.
No segundo caso, as esferas estão com cargas positivas. A segunda es- fera transfere 25 elétrons para a primeira. No final do processo, quando elas forem separadas, ambas ficarão com 75 prótons.
Se as esferas tiverem cargas de sinais contrários, o procedimento é similar. Soma-se algebricamente as duas e divide-se o total em duas partes.
Para calcular as cargas elétricas dos exemplos acima, basta multiplicar o número de elétrons ou de prótons, pelo valor da carga elementar, que é a carga do elétron ou do próton: 1,6x10-19 C. Essa unidade de carga elétrica é Coulomb.
Uma pergunta natural a essa altura: por que os elétrons migram para a superfície e distribuem-se homogeneamente em toda a esfera? Tem uma única finalidade: deixar o condutor em equilíbrio eletrostático. Ou seja, sem grandes movimentos de cargas. Isso só será possível se o campo elétrico no interior do condutor for nulo. Veremos no capítulo 2 como isso funciona.