Sobre o Jogo Prêmio Nobel de Eletricidade

Eliabe Maxsuel de Aquino, Carlos Alberto dos Santos, Geovani Ferreira Barbosa
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Trata-se de um jogo com elementos de RPG para estimular a aprendizagem de Eletrodinâmica. O jogo pretende emular o que ocorre na vida de um cientista de ponta. As questões emulam os projetos de pesquisa na vida real. Na vida real, nem sempre os projetos são bem sucedidos. É o que ocorre aqui quando o jogador erra uma questão. Algumas vezes o projeto é bem sucedido, mas o cientista perde a chance de publicá-lo porque alguém já fez isso antes dele.

O jogo é desenvolvido em dois ambientes:

  • Gabinete virtual de trabalho do jogador, onde ele realiza seus projetos, representados pelas questões;
  • Biblioteca virtual, onde ele se prepara para realizar suas pesquisas, ou seja responder as questões;

Inicialmente o jogador tem duas alternativas:

  • Estudar;
  • Jogar.

Na primeira alternativa ele pode seguir a sequência de aprendizagem contida em nossa biblioteca, ou seguir uma sequência própria, usandos os mapas conceituais e laboratórios. Qualquer que seja a sequência, ele passará pela biblioteca para retirar material didático (hipertextos).

Ao clicar em jogar pela primeira vez, o sistema sorteia uma questão do teste de admissibilidade.Para ser admitido no jogo, o jogador precisa acertar três questões desse teste. Uma vez aprovado no teste de admissibilidade, ou seja, uma vez tendo acertado três questões, selecionadas aleatoriamente entre as fáceis das três primeiras categorias (graduação, mestrado e doutorado), o jogador ingressa no jogo na categoria Graduação. Ele tem que passar por mais duas categorias antes de se credenciar ao Prêmio Nobel (PN): Mestrado e Doutorado. Ele passa da Graduação para o Mestrado quando acertar, no mínimo, cinco questões dessa categoria. A regra é a mesma para passar do Mestrado para o Doutorado, e do Doutorado para a categoria de Pesquisador. Ele ganhará o PN se acertar, no mínimo, cinco questões da categoria Pesquisador. Ou seja, para ganhar o PN o jogador tem que acertar no mínimo 20 questões

Os elementos de RPG aparecem na interação de um personagem tipo Orientador Acadêmico com o jogador. Essa interação se dá antes e depois das questões. Antes da questão, o Orientador informa sobre o tema a ser questionado. O aluno tem a oportunidade de sair temporariamente do jogo para estudar, caso tenha dúvidas sobre seu nível de conhecimento no tópico a ser questionado. Isso lhe ajuda a não perder ponto.

Se o jogador erra a questão, o Orientador informa qual o assunto ele deve estudar para responder àquele tipo de questão, e imediatamente o encaminha para a biblioteca, ou seja para o link contendo o assunto.

Eventualmente ocorre de um cientista perder parte do seu trabalho, quando tenta publica-lo. Por exemplo, se ele tenta publicar um resultado que foi anteriormente obtido e publicado por outro, sem seu conhecimento, é grande a chance de o trabalho não ser aceito. Mesmo que o trabalho seja aceito, ele pode ficar em desvantagem na corrida pelo PN, porque a paternidade da sua descoberta é atribuída a outro cientista.

A cada resposta correta o jogador irá sortear SORTE ou AZAR, se der sorte o ponto será contabilizado, caso contrário o jogador manterá a pontuação.

Pontuação

A cada resposta correta o jogador ganha 100 pontos, e sempre que errar, ele perde 10 pontos.

Para ficar bem posicionado no Ranking é importante não errar!