Organizado Prévio 4: Eletrodinâmica

Carlos Alberto dos Santos, Eliabe Maxsuel de Aquino, Geovani Ferreira Barbosa
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

No Organizador Prévio 3 você tomou conhecimento dos conceitos básicos fun damentais para o estudo da eletrodinâmica, que tem a ver com o movimento de elétrons em um circuito composto por diversos componentes, tais como fonte de tensão, ou de voltagem, resistores, capacitores, indutores, diodos, transistores e circuitos integrados. Nesta disciplina vamos tratar apenas dos circuitos simples, compostos tão somente de uma fonte de voltagem e alguns poucos resistores, mas para que você tenha uma ideia mais geral do assunto vamos apresentar neste Organizador Prévio uma abordagem qualitativa mais ampliada. Você vai notar que alguns conceitos apresentados no Organizador Prévio 3 serão reto mados aqui com uma linguagem um pouco diferente. Isso é proposital, para fa cilitar a internalização dos conceitos mais importantes na sua memória, ou es trutura cognitiva.

Componentes básicos de um circuito elétrico

Diodos, transistores e circuitos integrados são os componentes da tecnologia moderna, mas não serão aqui tratados porque exigem um nível de conhecimento acima do se exige no ensino médio. Em princípio, todos os outros componentes podem ser tratados no ensino médio, mas na prática o que se observa é que dificilmente há tempo hábil para tratar capacitores e indutores. Repetindo o que foi escrito acima, os circuitos tra tados aqui consistirão apenas em uma bateria e uma associação de resistores.

Esses circuitos são geralmente denominados de circuitos elétricos simples, ou simplesmente circuitos simples. Mesmo assim, apresentaremos no final da dis ciplina uma breve discussão de capacitores e indutores.

Fonte de tensão

A fonte de tensão, ou bateria, ou pilha, ou gerador, é o elemento ativo de um circuito simples. Ou seja, o circuito funciona pela ação dessa fonte. A principal fonte de tensão em nosso cotidiano está presente em cada tomada de nossa casa. É uma fonte fornecida pela companhia de energia elétrica. Outra fonte muito conhecida são as pilhas usadas em aparelhos eletrodomésticos. E há tam- bém as baterias que usamos em relógios, celulares e computadores. Para os experimentos que iremos discutir aqui, vamos trabalhar com as pilhas de rádio, que serão ora denominadas pilhas, ora baterias. Ou seja, para o nosso contexto, pilhas de rádio e baterias de relógio e celulares são uma única coisa: bateria.

A fonte de tensão fornecida pela companhia de energia elétrica é de cor- rente alternada, ao passo que as baterias são fontes de corrente contínua. Essa denominação popular, fonte de corrente contínua, ou alternada, gera uma con- fusão muito grande nas pessoas que têm pouco conhecimento sobre o assunto. Muita gente imagina que as baterias são uma fonte de corrente constante. Ou seja, que elas fornecem a mesma corrente, qualquer que seja o circuito a elas conectado. Na verdade, o que uma bateria fornece de modo constante é a vol- tagem, ou diferença de potencial. Por exemplo, nas lojas temos pilhas de 1,5 volts ou baterias de 9 volts. A corrente que sairá dessas baterias vai depender do circuito que for a elas conectado.