Nós estamos falando de eletrodinâmica, de movimento de elétrons, ou de cor rente elétrica. Isso só é possível porque existem alguns materiais, denominados condutores, nos quais os elétrons podem se deslocar facilmente. O contrário, os materiais nos quais os elétrons têm muita dificuldade para se deslocarem são os isolantes. O termo técnico moderno é dielétrico, mas os textos didáticos conti nuam usando a denominação isolante porque tem um significado mais intuitivo.
Além de condutores e isolantes, existem na natureza os semicondutores e os supercondutores. Os semicondutores, por exemplo, germânio, silício, selê nio e arsênio, são usados na fabricação dos dispositivos semicondutores, por exemplo, os chips de nossos celulares e computadores. Os supercondutores são usados na fabricação de bobinas para a produção de campos magnéticos inten- sos, como por exemplo nos equipamentos para ressonância magnética.
Nessa fotografia temos um circuito complexo, com todos os elementos mencionados acima. Trata-se de um antigo rádio transistorizado.
Observe o espaço para se co locar a bateria, um grande capacitor para fazer a sintonia da estação de rádio, um indutor com núcleo de fer rita e vários transistores. Para enten der circuitos com essa complexidade, é preciso entender os circuitos sim ples, com apenas uma bateria e alguns resistores, capacitores e indutores.